25.11.08

Um Ano de Improvisações em Dó Menor

Embora com algum atraso, o Logos-ecb não quer deixar de dar os parabéns ao Improvisações em Dó Menor por um ano de existência. Esperamos que a Marta Santos continue a presentear a blogsfera com os seus improvisos.

Da (in)utilidade da Filosofia

"Para que pode servir a filosofia contemporânea?
Para viver juntos da melhor maneira: no debate racional, sem o qual não existe democracia, na amizade, sem a qual não existe felicidade, finalmente na aceitação, sem a qual não existe serenidade. Como escreveu Marcel Conche a propósito de Epicuro, "trata-se de conquistar a paz (pax, ataraxia) e a philia, ou seja, a amizade consigo próprio e a amizade com o outro." Eu acrescentaria: e com a Cidade, o que é política, e com o mundo - que contém o eu, o outro, a Cidade... - o que é sabedoria. Dir-se-á que isso não é novo... A Filosofia nunca o é. A Sabedoria é-o sempre."

André Comte-Sponville
(in Preâmbulo do Programa de Filosofia)

15.11.08

Será que Deus Existe?

Excelente artigo sobre Filosofia da Religião por Álvaro Nunes. Clique aqui.

Filosofia com Crianças

Artigo introdutório à Filosofia com Crianças, por Dina Mendonça. Aqui.

Dina Mendonça é Mestre em Filosofia com Crianças pela Montclair State University (New Jersey, USA) e Doutora em Filosofia pela University of South Carolina (Columbia, USA). É investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia.

Informação recebida de Lekton mailing list

A Alegoria da Caverna



Uma forma diferente (actual?) de abordar o célebre mito platónico.

12.11.08

Crítica


A Crítica é o instrumento daqueles que, amando as ideias claras,
se fazem artífices da simplicidade.

(Agradecemos a ilustração à aluna Beatriz Silva do 11.º F )