19.5.12

Crítica: A Crítica despede-se

Crítica: A Crítica despede-se

A Crítica foi uma publicação dedicada à divulgação, ensino e investigação da filosofia, fundada em 1997 e que terminou a sua existência em 2012. Nela se publicou artigos de filosofia úteis para estudantes, professores e investigadores, assim como críticas a livros de filosofia. Publicou-se ainda críticas a outros livros (sobretudo ensaios) e artigos de opinião.
Desejamos ao professor Desidério Murcho o maior sucesso nos seus novos projetos.

4.5.12

O dilema da última cama


Na apresentação do ensaio "A morte", de Maria Filomena Mónica, o neurocirurgião João Lobo Antunes apresenta-nos um dilema ético que, segundo ele, é resolúvel na prática, de uma forma simples.
Poderíamos, para aprofundar esta questão, realizar a seguinte  experiência mental: Imagina que chegavam ao hospital, ao mesmo tempo e a necessitar da mesma máquina para sobreviver, dois ou mesmo mais pacientes. Quem deveria ser salvo? Qual o critério ético subjacente a essa decisão?

1.5.12

Os animais têm direitos


"Um passo em frente" é o slogan da 2ª fase da campanha da ANIMAL, "Por uma Nova Lei de Protecção dos Animais em Portugal". A Animal é uma associação portuguesa que tem como missão estabelecer e defender os direitos de todos os animais não humanos, que sejam seres sencientes, acreditando que cada animal importa por si próprio enquanto indivíduo. 

Podes saber mais em http://www.Animal.org.pt

 "A questão não está em saber se eles podem pensar ou falar, mas sim se podem sofrer.»
Jeremy Bentham