7.12.13

Os Direitos dos Animais - Aprovação de Projeto de Lei


Intervenção do deputado Cristóvão Norte.


Intervenção do deputado Pedro Filipe Soares.
 
A petição, da iniciativa da Associação Animal, que solicitava a aprovação de uma nova lei de proteção de todos os animais, conseguiu recolher mais de 40000 assinaturas (entre estas, a minha). Isto prova a vitalidade de alguns setores da sociedade civil e é exemplo dos mecanismos que temos à nossa disposição como formas de intervenção ativa na política.
 
Um passo em frente, embora abranja, ainda, só os animais de companhia. Faltam mais passos no sentido de que todos os animais sejam abrangidos por medidas de proteção.
"Os animais não são objetos, têm direitos e devem ser respeitados."

5.12.13

Nelson Mandela (18-7-1918 - 5-12-2013)


Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior da África do Sul, onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao partir para a capital, Joanesburgo. Iniciou aí os seus estudos na faculdade, bem como a sua atividade política. Foi advogado e líder da resistência não-violenta da juventude. Foi posteriormente réu, num infame julgamento por traição e foragido da polícia, tornando-se, durante 27 anos, o prisioneiro mais famoso do mundo.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime do Apartheid e modelo mundial de resistência. O Apartheid foi um sistema racista oficializado em 1948, que segregou a população nas áreas residenciais nas escolas, transportes, cinemas, lojas… em função da cor da pele. Em 1963, ano da prisão de Mandela, a África do Sul possuía 17 milhões de habitantes segregados, dos quais 20% eram brancos (3.250.000 pessoas), 68,3% negros (11.640.000 pessoas), sendo o restante da população formada por 1.650.000 mestiços e 520.000 asiáticos.

Depois de dedicar 67 anos da sua vida ao serviço da humanidade, como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, tornou-se em 1994 o primeiro presidente da África do Sul livre. Por esta razão, em sua homenagem, a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia do seu nascimento, como forma de valorizar, em todo o mundo, a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

 Em 1993, recebeu o Prémio Nobel da Paz e o título «Pai da Pátria» da moderna nação sul-africana. Responsável pela refundação do seu país e pela criação de uma sociedade multiétnica, torna-se no político mais galardoado em vida.

Também foi criticado muitas vezes por ser um pouco egocêntrico e por o seu governo ter sido amigo de ditadores que se mostraram simpatizantes em relação ao Congresso Nacional Africano. Mas a figura do ser humano que enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir o seu país, parece ter suprimido alguns aspetos negativos.
Foi considerado por Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".
 
Morreu hoje, aos 95 anos.

“A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo."   (Nelson Mandela)
 
 
Embora sobre Mandela vos ocorra, provavelmente, o recente filme de Clint Eastwood, protagonizado por Morgan Freeman, «Invictus», eu sugeriria um filme britânico de 1987, dirigido por Richard Attenborough, «CryFreedom» (que penso que, em português, se chamou apenas «Biko»). O filme  baseia-se no testemunho do jornalista Donald Woods sobre a vida do corajoso ativista sul-africano Steve Biko e é protagonizado por Denzel Washington. O tema musical principal é de Peter Gabriel.