18.11.15

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2015



Dia Mundial da Filosofia - a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea.

O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar mais uma vez a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e no empenho, através do diálogo, na abertura das nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial  num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de libertar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos.
(Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014.)
 
Embora se comemore na terceira quinta-feira de novembro, que coincide este ano com o dia 19 de novembro, esta semana tem sido exemplo (por razões menos felizes) de interessantes discussões com os nossos alunos, nas aulas de Filosofia:
Discutimos a  (i)legitimidade dos ataques terroristas, em Paris; a liberdade de expressão e os seus limites, a propósito dos ataques em janeiro último, ao jornal humorístico Charlie Hebdo e também a nossa obrigação (ou não) de auxílio aos refugiados, que atravessam o Mediterrâneo, fugindo à guerra.
 
E, como consideramos que a melhor maneira de comemorar a filosofia é filosofar, hoje, como todos os dias nas nossas aulas, exercitaremos essa nossa capacidade de reflexão e discussão em busca da verdade e do bem geral.

Sem comentários: