28.1.15

Comemoração dos 70 anos da libertação dos prisioneiros de Auschwitz-Birkenau



«Não queremos que o nosso passado seja o futuro dos nossos filhos.» Palavras comovidas de um sobrevivente do Holocausto, ontem, 27 de janeiro de 2015, no campo de concentração onde foi prisioneiro. Ver vídeo AQUI.

Teremos boas razões para recear que os nossos direitos fundamentais possam voltar a ser postos em causa, de forma tão dramática, nas nossas sociedades? Estaremos a fazer tudo o que nos é possível para o evitar?

Vídeos da BBC e da Euronews.

12.1.15

50 Lições de Filosofia: Liberdade de expressão

Vale a pena ler este texto, que referi nas aulas, com alguma atenção, pois pode ajudar-nos a ponderar adequadamente as razões que temos para continuar ou não a defender a liberdade de expressão, como a concebemos.

50 Lições de Filosofia: Liberdade de expressão: "Prefiro morrer de pé a viver de joelhos" Charb, o cartoonista do semanário Chrlie Hebdo, hoje assassinado em Paris. Proibi...

1.1.15

FELIZ 2015


A cada 1 de janeiro renovamos expectativas, fazemos projetos, tomamos decisões, que exigem de cada um de nós esforços adicionais.
Que as nossas expectativas, projetos e decisões, que promovam uma vida realmente boa para todos, se concretizem. Que entre estes, para além de outras conquistas menos ambiciosas, esteja o desejo de uma mais profunda compreensão do que nos rodeia e de nós mesmos, um claro aumento da capacidade de distinguir o essencial do acessório e energia para mudar o que está mal, em nós e na sociedade de que fazemos parte.

Podia desejar menos? Podia! Mas não era a mesma coisa.