26.12.08

O significado de conhecimento

Este conceito abstracto fomenta as maiores questões metafísicas, entre as quais se destaca a noção de realidade.
É certo que o conhecimento se entende pelo contacto cognitivo entre o sujeito consciente e a realidade. Além disso, é ainda possível afirmar que o conhecimento provém da experiência realizada pelo sujeito, assente na realidade em que está envolvido. Todavia, o próprio sujeito está inserido numa determinada cultura e sociedade, sendo, por isso, influenciado por crenças e preconceitos que diferenciam a sua realidade da realidade de qualquer outro ser com uma cultura e sociedade distintas. Dessa forma, este conceito torna-se relativo e, por conseguinte, o próprio conceito de conhecimento torna-se relativo. Contudo, tal dedução é errada, pois dessa forma não poderíamos aceitar qualquer descoberta que provenha do conhecimento, visto que, esta iria ser distinta para cada povo, e não universal como acontece actualmente com as descobertas científicas.



Portanto, através da relação entre a realidade, o conhecimento e o sujeito consciente, não conseguimos definir os conceitos referidos.
Por convenção aceita-se por realidade aquilo que vemos, tocamos… enfim, presenciamos. No entanto, não será o mundo que nos envolve uma mera ilusão resultante dos nossos sentidos falaciosos?

Escher desenvolve uma nova realidade para definir aquela em que está inserido. Define o mundo sensível como sendo a existência. O inteligível não passa de um mero alicerce para tudo o que é criado mentalmente, mais verdadeiro e pormenorizado do que o que podemos tocar. É nesta realidade que ele se insere enquanto pessoa.

Também Descartes defende que as representações elaboradas pelo pensamento são as que correspondem à realidade. Porém, não seremos apenas marionetas que desfilam no limite da ilusão, comandados por algo?
A meu ver não. O pensamento explica este conceito e desenvolve o conhecimento… Afinal, apenas existo pensando.
Liane Canas (11.º B)

1 comentário:

Valter Boita disse...

Em nome do "Logos-ecb" agradeço a dsponibilidade e o interesse da Liane em colaborar no blogue. Espero que este contributo sirva de incentivo a outros colegas! :)

Liane, o texto está bastante claro, iniciando um debate interessante que terá lugar só no próximo período. Contudo, apesar do texto conter as tuas impressões sobre a definição de conhecimento, é um bom ponto de partida para o trabalho que iremos fazer posteriormente. E assim te lanço um desafio: após o estudo da unidade relativa ao conhecimento (epistemologia), gostaria que voltasses a este texto inicial e verificasses se continuas a acreditar no que escreveste.
O desafio da filosofia é sempre o mesmo: regressar às nossas crenças básicas e traduzi-las em convicções, mas para tal há que haver um trabalho moroso de reflexão e discussão, sobretudo em tentar compreender as posições adversárias de modo a compreendermos a nossa própria posição.

Boas férias!