21.8.09

Será que Deus Existe?

Richard Swinburne é professor de Filosofia da Religião na Universidade de Oxford.
Estará presente no 7.º Encontro Nacional de Professores de Filosofia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Professores de Filosofia, subordinado ao tema: "Filosofia e Religião", a decorrer em Viseu, na Escola Superior de Tecnologia nos dias 4 e 5 de Setembro de 2009.

Num tempo em que a ciência assumiu um papel fundamental nas nossas vidas, Swinburne, propõe-nos neste livro, uma reflexão séria, rigorosa e cuidada sobre a existência de Deus, tema que tem adquirido um renovado interesse à luz das novas descobertas científicas.

Nas palavras do autor, (...) "O pensamento público sobre estas questões foi influenciado por diversos livros da autoria de cientistas de renome, entre eles O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins (1986), e Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (1988)(...). Consciente de que as perspectivas destes autores não esgotam o debate rigoroso sobre o tema, com o presente livro, (versão abreviada de "The Existense of God" (1979)) Swinburne, pretende contribuir para o debate filosófico sobre este assunto, procurando mostrar que "é nos métodos da própria ciência que encontramos bases sólidas para crer na existência de Deus".

Numa época de fanatismos vários, um livro interessante para todos os que se preocupam com o debate racional sobre todas as grandes questões. Pode ler a recensão na revista Crítica, aqui.


Imagens: Google

4 comentários:

David Vicente disse...

Olá professora,

o tema deste post é um dos que gostaria ter tido oportunidade de aprofundar melhor no ano passado (Filosofia, sem dúvida, não deveria ser disciplina de apenas dois anos lectivos).
Com certeza será um encontro bem interessante, em Viseu.

Cumprimentos,
David

Graça Silva disse...

Olá David,
Tens razão, o tempo dedicado à Filosofia no secundário não chega para tudo o que seria interessante aprofundar :-(.
Também considero este tema muito interessante e também não poderei estar no ENPF, mas, aguardemos pois a SPPF costuma publicar no seu site os resumos das comunicações.

Entretanto podes ler o livro, encontra-se esgotado na editora mas, se desejares, posso emprestar-to. É só dizeres, podes encontrar-me no sítio do costume.
Sempre que tiveres oportunidade gostaríamos muito que continuasses a visitar-nos e a conversar connosco :-)
Cumprimentos e desejo de muito sucesso
Graça

Marisa disse...

acho que esta é realmente uma boa pergunta e um bom tema para debater na aula.
Acho que o blog é um projecto interessante e desperta o interesse pela filosofia. Quando tiver algumas dúvidas recorrerei ao blog.
PS: Stora depois nao se esqueça de dar a chave de inscrição do moddle

Marisa Machado 10ºG :)

Graça Silva disse...

Olá Marisa, obrigada pelas tuas palavras. Na próxima aula darei a chave de inscrição no moodle. :)
A nossa página tem um fórum que também podes usar para tirares dúvidas.
Cumprimentos filosóficos.