6.10.09

A plasticidade da experiência humana ...

Lucas Murray, uma criança invisual que aprendeu a utilizar a audição para "ver". Um processo de ecolocalização semelhante ao dos morcegos.

6 comentários:

MªLuisa disse...

Este video está fantástico. É a prova de que há "visão" depois da cegueira.Incrível como este rapaz consegue movimentar-se com tanta facilidade graças ao que parece ser uma espécie de sistema de eco localização.
Muito bom este vídeo, demostra bem como o ser humano é flexível e adaptável a todo um conjunto de diferentes condições, não sendo assim tão diferente dos chamados animais não humanos quando necessário.

Graça Silva disse...

Olá Luísa, obrigada pelo comentário.
Este vídeo mostra-nos pelo menos duas coisas complementares:

1. A capacidade de auto-regulação do cérebro. Quando certas capacidades se perdem ou danificam, o cérebro "cria" novas sinapses, novos caminhos, para ultrapassar as limitações impostas.
Cada cérebro é, em certo sentido, original e único.

2. A importância fundamental da qualidade dos estímulos e experiências a que somos sujeitos desde tenra idade. Somos seres inacabados e, também neste sentido, o que somos depende da herança genética e daquilo que fazemos, das nossas acções.
Cumprimentos. Participa sempre.
Graça

Diana disse...

olá stora. estava na internet e relembrei-me que a stora tinha dito que havia aqui no blog um video de uma criança que era invisual, e que se orientava pelos sons que ele fazia, ao qual ouvia o seu eco.
É impressionante esta criança. Nesta criança, está uma grande prova de que só não se vive, se não quiseremos, pois esta, consegue deslocar-se sozinha sem a ajuda de ninguém, consegue ter uma vida "digna", não sei bem a palavra mais correcta.
Mas, na verdade este video devia era passar nos anúncios de publicidade, nas televisões, pois este sim, tem mais interesse que outras publicidades que às vezes metem "dó".
Fiquei boquiaberta, sem palavras, pelo que vi.

Graça Silva disse...

Olá Diana Bem-vinda ao blog.:)
Obrigada pelas tuas palavras.
Concordo plenamente quando dizes que estes casos deviam ser publicitados, são uma inspiração para ultrapassarmos as limitações que todos temos e um estímulo para realizarmos aquilo que queremos SER.
Fazem-nos acreditar nas múltiplas potencialidades que precisamos desenvolver e cultivar.
Participa sempre.
Cumprimentos filosóficos.

Anónimo disse...

Olá stora, fiz o que nos aconselhou, vim ver o blog da filosofia, e fiquei espantada com a capacidade que este menino tem, para conseguir comunicar sem a sua visão. Este vídeo é muito bom, ensina-nos que mesmo que na nossa vida ocorram obstáculos, nós se quisermos, conseguimos superá-los.

VANESSA disse...

A primeira vez que vim a este blog, vi este vídeo. Espectacular o que uma criança pode fazer e um tanto chocante pois não pode ser normal. As vezes penso que este tipo de crianças têm super poderes e que deve ser giro, mas na verdade ser normal é a melhor opção pois nesta sociedade discriminam tudo o que não é normal e deitam as pessoas a abaixo.
Vanessa Martins 10ºF nº24