Artigo introdutório à Filosofia com Crianças, por Dina Mendonça. Aqui.
Dina Mendonça é Mestre em Filosofia com Crianças pela Montclair State University (New Jersey, USA) e Doutora em Filosofia pela University of South Carolina (Columbia, USA). É investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia.
Informação recebida de Lekton mailing list
4 comentários:
Vale a pena reflectir sobre os objectivos da metodologia Lipman do projecto Filosofia para Crianças que visa promover:
"1) a pergunta como modo de abrir, problematizar e construir saberes;
2) a investigação criativa como modo de pensar nossa realidade individual e social;
3) o debate participativo, aberto e fundamentado como prática de conhecimento;
4) a democracia como forma de respeitar e valorizar nossas diferenças;
5) o trabalho solidário e colaborativo como modo de agir em educação;
e 6) a resistência crítica frente a toda forma de imposição."
Aqui estão implícitos todos os pressupostos de uma educação para a cidadania e para o conhecimento.
De pequenino se começa.
Olá Deolinda:)
Concordo com tudo o que diz...
Ganharíamos muito se, em vez de burocracias e choques tecnológicos investíssemos mais naquilo que verdadeiramente interessa na educação, cujos princíos básicos se encontram matererializados no projecto de Lipman e outros.
Valia a pena apostarmos neles uma vez que, como investimento, pouco mais exigem que a nossa boa vontade em passar da teoria à prática.
Correcção ao comentário anterior:
Onde se lê "matererializados" deve ler-se: materializados.:)
Peço desculpa pelo erro.
Ai! Ai!... outra correcção :( onde se lê "princíos", deve ler-se princípios.
Enviar um comentário