19.11.09

Ética e Poder

HANNAH e MARTIN











Já começaram os ensaios do espectáculo «Hannah e Martin», de Kate Fodor. Os actores Ana Padrão, Cátia Ribeiro, Cristovão Campos, Diogo Mesquita, Francisco Pestana, Irene Cruz, Luis Alberto, Maria Ana Bernauer e Rui Mendes interpretarão as personagens que darão vida a esta peça. A encenação é de João Lourenço e a dramaturgia de Vera San Payo de Lemos. Estreia dentro de dias no Teatro Aberto, à Praça de Espanha, em Lisboa.

Durante os julgamentos de Nuremberga, Hannah Arendt visita Martin Heidegger, seu antigo professor, mentor e amante. Este encontro entre o filósofo convertido ao nazismo e a filósofa judia, depois da guerra, leva-os a reviver o passado. «Hannah e Martin» é uma peça na qual o universo mais íntimo se mistura com a política, a história e a ética, colocando questões pertinentes ao espectador de hoje, tais como:

Qual é o poder das ideias e que força encerram os ideais de quem tem poder? Qual é a origem da crueldade? E do amor? E da integridade? Será algum dia possível compreender a natureza humana e as suas motivações? (Informação retirada do site do Teatro Aberto).
A não perder.

4 comentários:

Graça Silva disse...

Parece muito interessante não só por se referir a dois importantes filósofos que viveram numa época tão conturbada, mas especialmente pelas questões que levanta.
Cumprimentos
Graça

Luísa Barreto disse...

Olá Graça.
Questões sempre actuais, sem dúvida.
Estás convidada ;)
Luísa Paula

Valter Boita disse...

Também me parece bem. Há uns tempos li um livro sobre um fictício encontro entre ambos.
Estou curioso quanto à peça.

P.S. Também estou convidado? :)

Luísa Barreto disse...

O colega nem precisa de convite. :))
E o livrito? É "emprestável"?
Bom fim-de-semana.
Luísa Paula