23.11.10

Egoísmo versus altruísmo


O Hugo Paciência (10.º H) pergunta:


«Qualquer jogo de pares tem de ter pelo menos duas pessoas para ser jogado. Sabendo isso, para eu o querer jogar preciso de outro jogador. Se encontrar outra pessoa, convido-a a jogar, logo estou a deixá-la jogar. Com isto estou a ser altruísta, pois estou a deixar essa pessoa jogar, satisfazendo os seus desejos, mas também estou a ser egoísta pelo facto de estar a usar essa pessoa para satisfazer o meu desejo, que era jogar.»


Nesta situação, o agente está a ser egoísta, altruísta ou ambos? Como resolveriam este problema filosófico?

1 comentário:

Anónimo disse...

Dependendo da vontade do pessoa que se convidasse, se ambas quisessem muito jogar, o acto seria altruísta e apenas daria prazer à pessoa que colocou o problema

Tiago, 10ºH