18.11.20

Dia Mundial da Filosofia - 19 de novembro de 2020

 

Filosofia, em busca de sabedoria

Filosofia é o estudo da natureza da realidade e da existência, do que pode ser conhecido, e do comportamento correto e incorreto. Vem da palavra grega phílosofia,que significa "amor à sabedoria". É um dos campos mais importantes do pensamento humano, pois aspira a alcançar o próprio sentido da vida.

Embora a UNESCO tenha começado a celebrar este dia em 2002, foi só em 2005 que declarou oficialmente sua comemoração na terceira quinta-feira de novembro.

Os principais objetivos do Dia Mundial da Filosofia são os seguintes:

  • renovar o compromisso regional, sub-regional e internacional com a filosofia;
  • incentivar análises, pesquisas e estudos filosóficos sobre grandes problemas contemporâneos para melhor responder aos desafios que a humanidade enfrenta hoje;
  • conscientizar a população sobre a importância da filosofia e seu uso crítico nas eleições que elevam os efeitos da globalização ou incorporação na modernidade para múltiplas sociedades;
  • fazendo um balanço do estado da filosofia de ensino no mundo, particularmente insistindo em dificuldades em seu acesso;
  • enfatizar a importância da generalização do ensino filosófico para as gerações futuras.

Esses objetivos são alcançados através da promoção de intercâmbios universitários e acadêmicos, mas também pela aproximação da filosofia para o público em geral, que sempre demonstrou interesse por essa atividade

Tema para este 2020

A edição 2020 gostaria de destacar a importância da filosofia em diferentes contextos regionais na realização de contribuições regionais para debates globais sobre desafios contemporâneos que possam apoiar transformações sociais.

O objetivo dessa abordagem é fomentar dinâmicas regionais que estimulem a colaboração global a fim de responder a desafios importantes como migração, radicalização, mudanças ambientais ou inteligência artificial.

Fundo

Em 2005, a Conferência Geral da UNESCO proclamou o Dia Mundial da Filosofia a ser celebrado a cada três quintas-feiras de novembro.

Ao estabelecer o Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO se esforça para promover uma cultura internacional de debate filosófico que respeite a dignidade humana e a diversidade. O Dia incentiva o intercâmbio acadêmico e destaca a contribuição do conhecimento filosófico no enfrentamento dos problemas globais.

Por que um Dia da Filosofia?

Muitos pensadores afirmam que o "espanto" é a raiz da filosofia. Na verdade, a filosofia vem da tendência natural dos seres humanos de se surpreenderem consigo mesmos e com o mundo ao seu redor.

A filosofia nos ensina a refletir sobre a reflexão em si, a questionar continuamente as verdades estabelecidas, verificar hipóteses e a encontrar conclusões. Durante séculos, em todas as culturas, a filosofia deu origem a conceitos, ideias e análises que lançaram as bases para o pensamento crítico, independente e criativo.

O Dia Mundial da Filosofia celebra a importância da reflexão filosófica e incentiva as pessoas ao redor do mundo a compartilhar sua herança filosófica entre si.

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a filosofia fornece a base conceitual para os princípios e valores dos quais a paz mundial depende: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade.

Além disso, a filosofia ajuda a consolidar os verdadeiros fundamentos da convivência pacífica e da tolerância.

Fonte: Página das Nações Unidas https://www.un.org/es/observances/philosophy-day

Imagem: Pintura mural de Lumen Martin Winter "Titãs", que fica na sede da ONU.



Sem comentários: