15.2.10

O problema dos critérios valorativos - será a ética relativa?

Paul Gaugin, Donde vimos? O que somos? Para onde vamos? (1897)
"Sem Deus tudo seria permitido"
Fiódor Dostoiévski

"(...) A ideia de que a ética é apenas uma questão de convenções sociais atraiu sempre as pessoas educadas. Culturas diferentes têm códigos morais diferentes, diz-se, e pensar que há um padrão universal que se aplica em todas as épocas e lugares não passa de uma ingenuidade. É fácil encontrar exemplos. Nos países islâmicos, os homens podem ter mais do que uma mulher. Na Europa medieval, pensava-se que emprestar dinheiro a juros era pecado. Os povos nativos do Norte da Gronelândia por vezes abandonavam as pessoas velhas, deixando-as morrer de frio. Ao pensar em exemplos como estes, os antropólogos concordam há muito com a afirmação de Heródoto: «o costume é o rei de todos nós.»
Hoje a ideia de que a moralidade é um produto social é atraente por uma razão adicional. O multiculturalismo (...). Temos de evitar a suposição arrogante de que os nossos costumes são «certos» e de que os costumes dos outros povos são inferiores. Isto significa, em parte, que devemos abster-nos de fazer juízos morais sobre as outras culturas. Devemos adoptar uma política de vive e deixa viver.
Superficialmente, esta atitude parece esclarecida. de facto, a tolerância é uma virtude importante e é óbvio que muitas práticas culturais não passam de costumes sociais - (...)"
James Rachels, Problemas da Filosofia, Tradução de Pedro Galvão, Gradiva (2009), pp 237-238, (texto adaptado)

Vivemos num mundo multicultural e a tolerância é um valor que nos empenhamos em preservar. Diferentes culturas e diferentes pessoas discordam frequentemente acerca do que é bom ou mau, correcto ou incorrecto. O acordo sobre questões morais é difícil e as disputas por vezes terminam com frases como: "em ética cada um tem a sua opinião!" ou "é tudo muito relativo!"...
Será assim? Há ou não verdade e falsidade em assuntos morais? Se não houver, fará sentido dizer que uma crença moral é correcta ou incorrecta? Se houver verdade em questões morais, esta é objectiva e universal?... Ou é relativa? Será possível estabelecermos critérios objectivos e imparciais de moralidade, independentes do indivíduo, da sociedade e das suas crenças religiosas?

Sem comentários: