17.2.10

O que é a Ética?

"O que é a ética para quê estudá-la"? perguntam muitas vezes os nossos alunos...
A ética constitui a reflexão sobre o que é uma acção moralmente correcta, sobre o que devemos fazer, sobre os princípios das nossas acções e as consequências que delas resultam.
Uma reflexão sobre o tipo de pessoa que queremos ser e como devemos viver para consegui-lo, em suma, procura a resposta para a questão, o que é a vida boa?
A ética normativa responde à questão, o que é uma acção moralmente valiosa? O seu objectivo é descobrir os princípios, os critérios que nos permitem distinguir as acções moralmente correctas daquelas que o não são.
A metaética responde ao problema da justificação dos juízos morais procurando saber se em ética há juízos verdadeiros ou falsos. Se sim, saber se essa verdade é relativa (gostos, sentimentos, padrões morais aprovados em cada cultura) ou se há verdades morais objectivas no sentido em que são aceitáveis por todos.
A ética prática ou aplicada parte dos princípios e critérios gerais aplicando-os a problemas concretos como a clonagem, a guerra, a eutanásia,...
As teorias éticas são as respostas encontradas como resultado da reflexão cuidada e sistemática sobre os problemas éticos. Ajudam-nos a perceber como devemos agir, quais os nossos deveres fundamentais, como avaliar os nossos juízos morais, como estabelecer prioridades ao sermos confrontados com conflitos e dilemas de natureza moral.
Têm subjacentes princípios que usamos no dia-a-dia mesmo sem nos apercebermos como por exemplo, "de boas intenções está o inferno cheio", "as boas intenções fazem as boas acções"... permitem-nos avaliar, fundamentar e decidir nas várias situações da vida.
Para saber mais:

Fernando Savater, Ética para um jovem, Edição Dom Quixote
James Rachels, Elementos de Filosofia Moral, Edição Gradiva - Colecção Filosofia Aberta




Sem comentários: