3.10.09

Poderemos recusar o filosofar?

Sócrates e Platão
«Pensa-se por vezes que se deve abandonar o pensamento filosófico enquanto não houver métodos científicos apropriados para investigar tais temas. Há nesta perspectiva dois aspectos que merecem reflexão. Em primeiro lugar, trata-se de uma ideia filosófica e não científica. Isto é, não se poderá provar em laboratório, ou através de cálculo matemático, que devemos abandonar o pensamento filosófico. A filosofia é irrecusável porque mesmo para a recusar é necessário argumentar filosoficamente, o que é auto-refutante.
Compare-se com a recusa da astrologia, que não exige que se argumente astrologicamente; e imagine-se quão ridículo seria um argumento contra a astrologia baseado num mapa astral. Pode-se recusar a reflexão filosófica sobre temas particulares, com argumentos filosóficos particulares, que mostrem que tais temas são insusceptíveis de reflexão séria, mas não se pode recusar a filosofia em bloco sem usar argumentos filosóficos, o que acarreta uma contradição óbvia.
A filosofia é apenas o exercício da capacidade para o pensamento crítico sobre qualquer tema susceptível de ser pensado sistematicamente, mas insusceptível de tratamento científico. E saber que temas são susceptíveis de serem pensados sistematicamente já é um problema filosófico.»

Desidério Murcho, (2006), «O Tempo e a Filosofia», Pensar Outra Vez, pág.177, in Criticamente, Artur Polónio e outros, Filosofia 10.º ano, Porto Editora

5 comentários:

Ttaiana disse...

Eu acho que o filosofar é importante porque se não filósofássemos, ainda hoje não saberiamos muito do que hoje sabemos.

MªLuisa disse...

Filosofar é importante pois ajuda a criar novas formas de pensar, fomenta a criatividade e o raciocinio. Alem disto filosofia ajudou a criar ao longo dos seculos novas "disciplinas" dela nasceu a ciência por exemplo. Se não existisse filosofia, se adoptassemos uma atitude passiva em relaçao ao mundo que nos rodeia não evoluiriamos.

Valter Boita disse...

Caras Ttaiana e M.ª Luísa, agradecemo-vos a vossa participação.
Continuem a interessar-se por filosofia e a comentar as entradas no blogue.

Valter

Graça Silva disse...

Olá Tatiana e Luísa. Obrigada pelos comentários.
É sempre bom constactar que alguns dos nossos alunos gostam de filosofar :-)
Fiquem atentas e participem sempre.

Graça Silva disse...

Correcção: onde se lê "constactar", deve ler-se "constatar" ;)