23.9.13

PENSAR OUTRA VEZ





«A novidade introduzida pelos gregos da antiguidade clássica não foi a tentativa de explicar os fenómenos do mundo sem recorrer a deuses – pois muitos filósofos e cientistas eram religiosos e recorriam a explicações de caráter semirreligioso. A novidade foi esta: os filósofos da Grécia antiga expunham as suas ideias e desafiavam os interlocutores a discuti-las livremente. Isto gerou uma novidade absoluta na história da humanidade: a cultura da liberdade intelectual. Esta liberdade está na base da universalidade da escola moderna, apesar de a realidade académica e escolar ficar demasiadas vezes aquém do ideal fundador. A liberdade intelectual permite ter uma atitude crítica, opondo-se à atitude subserviente própria da natureza humana, sempre ciente das autoridades e hierarquias. Os gregos antigos introduziram uma atitude que dificilmente floresce em sociedades fechadas: o controlo do pensamento é a primeira coisa que todo o ditador, religioso ou político, procura impor. Ao longo de vinte e cinco séculos, assiste-se na civilização europeia ao constante conflito entre a exigência de liberdade de discussão e as atitudes autoritárias e hierárquicas, que aniquilam o estudo e a criatividade.
Nas sociedades fechadas (…) pode-se fazer filosofia durante alguns períodos, mas geralmente às escondidas e contra as próprias academias, que deviam ser os primeiros bastiões da liberdade de pensamento. Só nas sociedades liberais e democráticas, que respeitam a liberdade de opinião e expressão, a filosofia pode florescer.»

 MURCHO, Desidério, Pensar outra vez – Filosofia, valor e verdade; Edições Quasi; Biblioteca Os Dragões do Éden, Série Filosofia Primeira; páginas 131 e 132
O desafio que agora se propõe aos alunos do 10º ano, que pela primeira vez contactam com a filosofia, é que se arrisquem a pensar de forma livre, criativa, rigorosa e consequente.


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