18.5.22

Regras do Diálogo Cívico


Antes de se iniciar (ou continuar) um debate de ideias, mais ou menos controversas, ambas as partes deveriam comprometer-se com as seguintes regras:

  1. Tentar chegar a um entendimento comum, mais do que "ganhar a discussão".
  2. Procurar que os outros me esclareçam para ter a certeza de que compreendo verdadeiramente a sua perspectiva.
  3. Esforçar-me por evitar cometer falácias lógicas ao defender as minhas posições.
  4. Tentar ter em conta os meus próprios vieses e tentar ser intelectualmente humilde.
  5. Tentar ser razoável, racional e criar argumentos coerentes.
  6. Evitar ataques pessoais, sarcasmo e mesquinhez.
  7. Usar o "Princípio da Caridade" para ver o mérito dos pontos de vista dos outros de uma forma tão favorável quanto possível.
  8. Permanecer genuinamente receptivo a mudar de ideias se me forem apresentados argumentos ou provas convincentes.
Partilhado do Blog Critica na Rede 2022 | Crítica (criticanarede.com)

Sem comentários: